Sintomas de desatenção e hiperatividade ansiosa podem ser considerados normais em crianças que acabaram de passar por situações traumáticas, como a perda de uma pessoa querida. Nesses casos, em geral as manifestações são passageiras. O que diferencia do transtorno de déficit de atenção é a duração do problema. É preciso ficar atento, pois se durar mais de cinco ou seis meses, pode ser sinal de que a desatenção é provocada não por questões pontuais, mas por distúrbios mais profundos.
A principal característica dos alunos que possuem transtorno de déficit de atenção é a dificuldade de ser concentrar e manter o foco.
Alunos que apresentam essa síndrome distraem-se com qualquer estímulo, como uma buzina de automóvel ou uma pessoa que passa.
Como lidar com essas crianças
- Verifique se a criança tem problemas auditivos ou visuais que prejudicam a atenção
- Ao falar com ela, olhe-a nos olhos e leve suas dúvidas em consideração
- Ajude-a a organizar cadernos, pesquisas e atividades em sala. Divida o trabalho em pequenas tarefas e ensine a utilizar de forma sistemática agendas e cronogramas
- Estimule e elogie pequenos avanços, para melhorar sua auto-estima
- Encaminhe-a à avaliação psicológica.
Fonte: Revista Nova Escola
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