Aulas particulares: séries iniciais e ensino fundamental. Química, Física, Biologia e Inglês para vestibulares.
Português e Matemática para concursos.



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Como desenvolver o hábito da leitura entre as crianças


Não se formam bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso: as crianças podem ler em silêncio, ou e voz alta, em grupo ou individualmente, ou mesmo pais e professores podem ler um texto para suas crianças.
Em muitas escolas a Língua Portuguesa ainda é ensinada de maneira formal, sem entusiasmo. Esse tipo de ensino não atende mais às necessidades da sociedade. Cada vez mais o aluno terá de compreender e escrever textos diferenciados, claros e criativos. Podem ser jornais, folhetos de propaganda, revistas, até embalagem de produtos trazem pequenos textos repletos de informações. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças. Textos literários e poesias também devem ser usados.

Em 2006, a revista CRESCER, publicou uma lista com os 55 títulos mais sugeridos para as crianças. São livros bem bacanas, alguns muito conhecidos pela turminha, pais e professores.
Veja alguns:

Reinações de Narizinho (vol.1 e 2), de Monteiro Lobato (Editora Globo) e ilustrações de Paulo Borges


Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha e ilustrações de Adalberto Cornavaca, (Editora Salamandra)
O livro tem três histórias: Marcelo, Marmelo, Martelo, Teresinha e Gabriela e Os Donos da Bola. Nelas, os leitores conhecem crianças que se deparam com reveses comuns no universo infantil, como a dificuldade de diálogo entre adultos e crianças. Os desenhos expressam a vivacidade e inocência que envolvem estas lições. A partir de 6 anos.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (Cia das Letrinhas)

"Que graça tem um livro sem conversas ou figuras?" Assim começa a história de Alice, a menina que cai num poço e sai em outro mundo. Entre tantas, esta edição, contada por Ruy Castro e ilustrada por Laura Beatriz, foi citada pelos entrevistados como a melhor do clássico de 1862, primeiro grande título da Moderna Literatura Infantil. A partir de 9 anos.

Para ver os outros títulos é só acessar a página da Revista Crescer: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI4895-10534,00.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário