Aulas particulares: séries iniciais e ensino fundamental. Química, Física, Biologia e Inglês para vestibulares.
Português e Matemática para concursos.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tio Petros e a Conjectura de Goldbach

Toda semana estaremos dando dicas de livros, filmes e sites interessantes relacionados à Educação.
Se você conhece algum, pode estar mandando para divulgarmos.


DICA DA SEMANA

Livro: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach


Um livro extremamente interessante. Um matemático que por azar (como ele diz), acaba entregando sua vida a um problema que supostamente seria indemonstrável, e tudo para tentar conquistar o amor de uma mulher. Toda essa persistência acaba atraindo a atenção do sobrinho para o mundo da Matemática.
O livro mostra como a busca de um ideal pode isolar uma pessoa da sociedade, era o que acontecia com Petros; ele vivia para a Matemática, não tinha vida fora do espaço dos números. Quando o sobrinho desperta o interesse pela Matemática, Petros o entrega para demonstrar o Teorema da Conjectura de Goldbach, o que é um fracasso.
Anos depois ele explica porque fez com que o sobrinho desistisse da Matemática. Quando o tio revelou que ele não tinha conseguido resolver o problema, revoltado, simplesmente assinou o seu atestado de incompetência, declarando não ser futuramente um matemático, nem sequer teve a curiosidade de perguntar sobre a resolução.
No final da história fica aquela expectativa se enfim aos 80 anos, Petros consegue demonstrar o Teorema que todo número par maior que 2 é igual à soma de dois números primos.

Vale a pena ver também:

FILME: Coração Valente - Fala da independência da Escócia.


Marly Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário